sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Primeiro mês de vida

É no primeiro mês de vida que mais temos descobertas junto com nossos bebês, é o primero sorriso, o primeiro chorinho de manha, de fome, é o primeiro banho, a primeira noite em claro, é para de imaginar como seria a vida com essa criaturinha linda e passar a viver a vida toda bagunçada e fora da rotina, pois nossos horarios mudam completamente.
Ao sair do hospital as enfermeiras provavelmente vão te orientar a amamentar de 3 em 3 horas, e provavelmente vai bater com os horarios das suas refeiçoes, então uma saida é dar mama só quando a criança pedem, e não se assustem, pois a mamãe sempre vai saber quando o choro é de fome, isso é incrivel. A Estella se acostumou a mamar depois que eu almoço, ou então eu atrazo um pouquinho meu almoço e amamento ela, dai ela dorme.
No hospital parece tão facil dar banho nos pequenos, mas depois que viemos para casa parece que temos medo de derrubar, de machucar, mas mamães, vocês tem que estar tranquilas e segurar firme, por que tem que pensar que o bebê não vai cair, quando eu sai do hospital as enfermeiras e a pediatra da bebê me receitaram um chá de ervas para evitar assaduras, brotoejas e doenças que dá na pele do bebê, até mesmo pra calmar os mais agitados, em seguida posto a receita.
É no primeiro mês a primeira consulta com a pediatra, a nossa em particular é ótima, é como se fosse um psicologa, pergunta tudo, explica tudo, é ótima mesmo, testa os reflexos da bebê, e se o pediatra de vocês não é tão bom eu recomento trocar, pois é nos primeiros meses de vida que a criança merece atenção redobrada de um médico.
A Estella na primeira consulta pesava 3,700 Kg e tinha 49 cm, estava com 18 dias. Ela teve cólica, mais muito fraca e quando procurei a pediatra ela disse que poderia ser por causa da maneira que eu amamentava, e me ensinou a amamentar de outra maneira, e as cólicas passaram sem eu precisar dar nem remédio pra pequena. O único remédio que a Estella toma e que a pediatra disse que ela vai tomar até 1 ano é a vitamina A e a C, que servem para proteger a Estella e fortalecer o sistema imunologico. Temos que ficar de olho nas vacinas que no primeiro mês é a segunda dose da Hepatite B, e tambem não podemos esquecer de fazer o teste do pezinho, este é muuuuuuuuuito importante pois detecta varias doenças como parilisia.
O da Minha mocinha deu normal:
Teste
Resultado
Valor de referencia
Dosagem de 17-OH Progesterona
2,40
< 14,00 para nascidos com o peso acima de 2250g. <33,0 para pesos de 1250g a 2249g. <56,0 para peso abaixo de 1250g
Dosagem da atividade de Biotinidase
188,35
Superior a 70
Dosagem da Fenilalanina (FAL)
1,01
< 3,0 (< 2,70para idade até 10 dias)
Dosagem de galactose Oxidase
4,90
Inferior a 8,0
Hemoglobinopatias
FA
FA
Dosagem de IRT
11,80
<70,0Para detecção de FC, o resultado não é significativo se a criança tem mais de 30 dias de vida
Dosagem de TSH                             2,20                                               < 6,0

Esses foram os resultados do teste do pezinho da minha pequena.
Alem de todos estes cuidados devemos lembrar que o único alimento que o bebê precisa é o Leite materno.
É importante todo mês você ou o pediatra verificar o desenvolvimento do bebê com estímulos, aqui vai alguns estímulos para o primeiro mês:
* Postura: barriga para cima, pernas e braços fletidos, cabeça lateralizada. - deixe a criança em superfície plana, de costas; observe se seus braços e pernas ficam flexionados e sua cabeça lateralizada.
*Observa um rosto - Posicione seu rosto a aproximadamente 30 cm acima do rosto da criança e observe se olha pra você de forma evidente.
*Reage ao som - Bata palma ou balance um chocalho a cerca de 30 cm de cada orelha da criança e observe se ela reage com movimentos nos olhos ou mudança da expressão facial.
*Eleva a cabeça - Posicione a criança de bruços e observe se ela levanta a cabeça, levantando o queixo da superfície, sem virar-se para um dos lados.


Nenhum comentário: