1- Vamos começar preparando o ambiente em que este bebê vai ficar, a maior da preocupação das mamães que tem animais de estimação, é sobre como eles vão ficar apos o nascimento do bebê, era a minha também, o aconselhável por muitos pediatras é que você tenha o seu tempo com o bebê mas quando for ter contato com seu pet o bebê deve estar distante, não precisa banir o animalzinho. Outra ideia é dar uma roupinha do bebê pro cãozinho cheirar e quando os dois estiverem calmos apresenta-los, e pode deixar o cão lamber o pé do bebê, o maior problema de quem tem cão, é o ciume que eles tem, mas não o deixe de lado e nem permita que ele esteja nos ambientes em que seu bebê vai estar. E quem tem gato também tem que estar atentos, por que os gatos não tem ciumes, mas tendem a querer subir nos berços, uma dica é o mosqueteiro com elástico. E lembrem-se, mantenham seus pets sempre vacinados.
2- Outro cuidado importantíssimo é com relação a quedas, por mais pequeno que seu bebe seja, evite deixar ele em cima de camas, sofás e trocador sozinhos, eles em um pequeno movimento podem cair, se acaso isso acontecer, examine seu bebê e leve-o ao medico, muitos traumas podem ser evitados só com o simples cuidado de deixar o bebê sempre bem protegido e em locais seguros. A casos de paralisias permanentes por causa de tombos.
3- O bebê quando recém nascido precisa de tranquilidade, evite leva-lo a lugares agitados.
Tem muitas mamães que relatam o problema de que o bebê troca a noite pelo dia, uma solução simples é acostumar o bebê durante o dia com movimento, agitação, claridade, e a noite coloca-lo e um ambiente mais tranquilo, escuro e calmo.
4- O bebê tem seu olfato muito sensível, então evite usar perfumes fortes perto dele, evite produtos de limpeza com odor, perfume e etc, outra coisa que deve ser evitada é a fumaça do cigarro, faz muito mal ao bebê, e mamãe, não tenha vergonha de falar para as pessoas, é a segurança do seu bebê que esta em risco.
CUIDADOS COM O UMBIGO:
1- para limpar a região do umbigo use só álcool 70% e gaze.
2- Não coloque faixas, moedas ou qualquer outro objeto ou substancia sobre o umbigo
3- A presença de secreção amarelada, com mau cheiro, purulenta no umbigo, ou de vermelhidão ao seu redor sugere infecção. Neste caso deve ser vista imediatamente por um profissional da saúde.
4- O coto do umbigo costuma cair até o final da segunda semana de vida. O da Estella caiu com 7 dias.
5- Em toda troca esterilize o umbigo com gaze e álcool 70%, ao redor do coto.
OUTROS CUIDADOS:
1- Observe a pele do bebê. A presença da cor amarelada significa icterícia (amarelão). Quando ela aparece dentro das primeiras 24 hs de vida, quando o tom amarelado se torna intenso, quando se espalha por todo o corpo atingindo pernas e braços ou quando dura mais de duas semana, é preciso que seu bebê seja avaliado por um pediatra.
2- Observe a cor das fezes do bebê. As fezes dos primeiros dias costumam ser escuras, ficando amareladas durante a primeira semana de vida. Podem também
ser liquidas e, ás vezes, esverdeadas. Se a criança esta bem, isso não é diarreia.
3- Para evitar assaduras, troque as fraldas sempre que estiverem molhadas ou sujas, e limpe o bebê com pano ou algodão umedecido. No hospital as enfermeiras me falaram que era pra trocar as fraldas de 3 em 3 horas, e a noite também, mas em casa eu trocava só quando estava suja e a noite eu não acordava ela nem pra mamar e nem pra trocar, e ela acabou se acostumando a dormir a noite toda, ela teve alergia a lenços umedecidos então usei o Higiapele da Johnsons, e a loção higienizante da Davene (bebê vida).
Nenhum comentário:
Postar um comentário