terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Como fazer a ordenha manual do leite

Como falei em outra postagem a ordenha com a bomba, de silicone ou seringas, machucam o seio e podem transmitir bactérias para o bebê, então depois de muito pesquisar eu achei uma forma que parece ser mais trabalhosa mas é menos dolorida e bem fácil. eu tentei e na primeira vez é um pouco difícil mas nem se compara com as outras maneiras que tentei.
Essa ordenha deve ser realizada caso a mãe tenha muito leite e esteja correndo o risco de os seios empedrarem, para manter a produção de leite quando o bebê não suga bem, para oferecer ao bebê em um momento em que a mãe não esteja por perto e para doar á um banco de leite. Na época de nossas avós e mães era normal uma mulher amamentar varias crianças quando a mãe dessas crianças não tinha leite o suficiente, hoje em dia isso não é mais recomendado pelos obstetras e pediatras, pois o vinculo que é estabelecido na amamentação deve ser efetivado com a mãe por isso que recomenda-se a ordenha.

Passo-a-passo

Preparo de frasco para guardar o leite:
*O frasco deve ser incolor de tampa plastica (maionese ou café em pó);
*Retire o rotulo e o papel de dentro da tampa;
*Lave o frasco com água e sabão, depois ferva a tampa e o frasco por 15 min;
*Deixe o frasco escorrer sobre um pano;
*Feche o frasco sem tocar na parte interna;
O ideal é deixar vários frascos preparados e na hora da coleta identificar com uma etiqueta com data e hora da coleta.

Higiene pessoal para a coleta:
*Retire todo e qualquer adorno (anel, pulseira, relógio, etc...);
*Coloque uma touca ou algo para proteger os cabelos, e uma mascara na boca;
*Lave mãos e braços até o cotovelo com água e sabão;
*Lave os seio somente com água;
*Seque com uma tolha limpa.

Local adequado para a coleta:
*Escolha um local confortável, tranquilo e limpo;
*Forre a mesa com uma toalha limpa;
*Evite falar durante a coleta para não contaminar o leite.

Como fazer a coleta:
*Massageie as mamas com as pontas dos dedos em movimentos circulares no sentido do bico para o corpo;
*Coloque o polegar acima da linha da aréola (parte escura do seio), e os dedos indicador e médio abaixo da aréola;

 
*Firme os dedos e empurre para traz em direção ao corpo e aperte o polegar contra os outros dedos até sair o leite;
*Pressione e solte varias vezes;
Obs: o procedimento não deve doer se estiver sendo feito corretamente.
*Despreze as primeiras gotas;
*Em seguida abra o frasco e deixe sobre o local já preparado;
*Posicione o frasco embaixo da aréola para a retirada;
*A coleta deve durar de 20 a 30 minutos em cada mama, vá alternando as mamas e quando o fluxo diminuir repita a massagem;
Meninas quando eu fiz pela primeira vez eu estava calma e em um local tranquilo e deu super certo, nem doeu, a segunda vez eu estava estressada e não deu nada certo, nem sair leite saiu.

Como conservar o leite:
*Após a coleta identifique o Frasco e guarde no congelador imediatamente e de pé;
*Só se pode misturar o leite em um mesmo frasco se a coleta for feita no mesmo dia, e com distancia de dois dedos da tampa.
*Se for guardado na geladeira a validade é de 24 horas e no congelador 15 dias.

Preparando o leite ordenhado:
*O ideal é oferecer á criança em colher, xícara ou copo e nunca na mamadeira (até porque quando ofereci a mamadeira para a minha moça ela não pegou e a pediatra disse que é normal e é porque ela é acostumada com o seio);
*Descongele o leite em banho maria;
*Amorne o leite em banho maria (só com água quente e o fogo desligado);
*Só descongele o leite que o bebê for tomar, o resto fervido despreze;
*Não aqueça no fogo e nem no microondas;
*Oque sobrar no pote deve ser consumido em ate 12 horas.
Meninas eu precisei só duas vezes da ordenha. E a ordenha deve ser feita só em caso de NECESSIDADE,  não deixe virar rotina, pois o vinculo criado entre mãe e filho na amamentação e insubstituível. 








sábado, 4 de janeiro de 2014

Dicas sobre amamentação e cuidados com os seios

Meninas, como todas vocês sabe o leite materno é rico em nutrientes e proteínas para o bebê e  previne contra varias doenças e também oferece vários benefícios

 para a mamãe, como por exemplo, ajuda a reduzir o peso apos o parto, ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, diminuindo assim o risco a hemorragias e anemia.
Nos primeiros meses a minha mocinha mamava o tempo todo mas com o passar do tempo eu e ela passamos a estabelecer horários.
Hoje em dia é cada vez mais frequente mamães com o seguinte argumento: "- Eu não vou amamentar, meus seios vão cair, vão ficar murchos, vou ficar muito fraca, vai machucar meus seios e tal", esse comportamento é inaceitável, pois para todo problema há uma solução, nada no mundo paga o prazer de amamentar e de saber que aquele bebê só esta crescendo forte e saudável por que você o amamenta.
A minha bebê teve cólicas no primeiro mês e só por causa da sucção errada e depois de consultar a pediatra ela me ensinou e minha moça nunca mais teve cólicas, e ainda bem que foi a tempo, pois a pega errada da mama pode causar sérios problemas, como empedramento e rachaduras.
Outra dica é lavar os seio só com água e nada mais, pois sabonetes, cremes e pomadas podem ressecar muito o bico do seio e causar lesões e rachaduras.
Eu não recomendo o uso de ordenhadeiras para retirar o leito, aquelas tipo bomba, pois ouvi muitos depoimentos que falaram que causou muita dor e até pequenas rachaduras, o recomendável é ordenhar manualmente (logo farei uma postagem sobre  assunto)



(Bombas de retirada de leite)










DICAS:
*Rachaduras no bico do seio:
- Para rachaduras meu médico recomendou o próprio leite materno, logo apos a amamentação passe um pouco do seu próprio leite, é recomendado também a exposição ao sol, 15 minutos por dia esta bom (aproveite este tempo para colocar seu bebê ao sol, é bom para não dar anemia e amarelão no bebê).
- Caso não resolva procure um médico, não use nenhum medicamento sem recomendação médica, lembrem-se sempre, oque deu certo para sua amiga, vizinha ou parente pode não dar certo para você.
- A causa de rachaduras pode ser a pega errada do bebê.
*Mamas empedradas:
- O indicado é esvaziar completamente as mamas e ao contrario do que dizem por ai que agente deve parar de amamentar, é nesse momento que devemos amamentar, e bastante, inclusive a noite.
- Se o problema persistir procure o serviço de saúde, mas em hipótese alguma deixe de amamentar seu bebê.
*Pouco leite 
- A causa desse problema, geralmente é porque a mamãe não deixa o bebê mamar bem, o bebê deve sugar todo o leite da mamãe, deixe de lado a casa bagunçada, a louça na pia, deixe que molhe as roupas no varal, seu filho cresce mais rápido do que você pensa e esses momentos não voltam nunca mais.
- Quanto mais o bebê sugar, mais leite a mamãe vai produzir.
- Se seu bebê dorme bem e esta ganhando peso, não se preocupe, o leite esta sendo suficiente.
- NÃO EXISTE LEITE FRACO, TODO LEITE MATERNO TEM TUDO OQUE O BEBÊ PRECISA ATÉ OS 6 MESES DE VIDA.
Quando a Estella fez 4 meses eu percebi que eu tinha pouco leite, então procurei a pediatra da minha filha, ela falou que eu devi tomar bastante liquido, tomar Gatorede que é um isotônico e iria me deixar mais hidratada, e ela me receitou um remédio, Levedo de Cerveja, é um medicamento manipulado e fez um efeito maravilhoso. Mas deu certo pra mim, não significa que dará certo pra vocês.

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Banho para recém nascido

Ervas: Calêndula, malva, tanchagem, camomila, erva-cidreira, bardana, erva passarinho, pessegueiro e catinga de mulata.
Modo de preparo: Ferver todas as ervas juntas, coar e acrescentar 2 colheres de sopa de aveia e gotas de óleo de amêndoas doce, óleo de camomila ou óleo de semente de uva.
é ótimo para evitar assaduras, brotoejas e acalma  também.
Se na sua região você não encontrar essas ervas naturais, tem pra vender em empórios e até mesmo em farmácias de manipulação.

Primeiro mês de vida

É no primeiro mês de vida que mais temos descobertas junto com nossos bebês, é o primero sorriso, o primeiro chorinho de manha, de fome, é o primeiro banho, a primeira noite em claro, é para de imaginar como seria a vida com essa criaturinha linda e passar a viver a vida toda bagunçada e fora da rotina, pois nossos horarios mudam completamente.
Ao sair do hospital as enfermeiras provavelmente vão te orientar a amamentar de 3 em 3 horas, e provavelmente vai bater com os horarios das suas refeiçoes, então uma saida é dar mama só quando a criança pedem, e não se assustem, pois a mamãe sempre vai saber quando o choro é de fome, isso é incrivel. A Estella se acostumou a mamar depois que eu almoço, ou então eu atrazo um pouquinho meu almoço e amamento ela, dai ela dorme.
No hospital parece tão facil dar banho nos pequenos, mas depois que viemos para casa parece que temos medo de derrubar, de machucar, mas mamães, vocês tem que estar tranquilas e segurar firme, por que tem que pensar que o bebê não vai cair, quando eu sai do hospital as enfermeiras e a pediatra da bebê me receitaram um chá de ervas para evitar assaduras, brotoejas e doenças que dá na pele do bebê, até mesmo pra calmar os mais agitados, em seguida posto a receita.
É no primeiro mês a primeira consulta com a pediatra, a nossa em particular é ótima, é como se fosse um psicologa, pergunta tudo, explica tudo, é ótima mesmo, testa os reflexos da bebê, e se o pediatra de vocês não é tão bom eu recomento trocar, pois é nos primeiros meses de vida que a criança merece atenção redobrada de um médico.
A Estella na primeira consulta pesava 3,700 Kg e tinha 49 cm, estava com 18 dias. Ela teve cólica, mais muito fraca e quando procurei a pediatra ela disse que poderia ser por causa da maneira que eu amamentava, e me ensinou a amamentar de outra maneira, e as cólicas passaram sem eu precisar dar nem remédio pra pequena. O único remédio que a Estella toma e que a pediatra disse que ela vai tomar até 1 ano é a vitamina A e a C, que servem para proteger a Estella e fortalecer o sistema imunologico. Temos que ficar de olho nas vacinas que no primeiro mês é a segunda dose da Hepatite B, e tambem não podemos esquecer de fazer o teste do pezinho, este é muuuuuuuuuito importante pois detecta varias doenças como parilisia.
O da Minha mocinha deu normal:
Teste
Resultado
Valor de referencia
Dosagem de 17-OH Progesterona
2,40
< 14,00 para nascidos com o peso acima de 2250g. <33,0 para pesos de 1250g a 2249g. <56,0 para peso abaixo de 1250g
Dosagem da atividade de Biotinidase
188,35
Superior a 70
Dosagem da Fenilalanina (FAL)
1,01
< 3,0 (< 2,70para idade até 10 dias)
Dosagem de galactose Oxidase
4,90
Inferior a 8,0
Hemoglobinopatias
FA
FA
Dosagem de IRT
11,80
<70,0Para detecção de FC, o resultado não é significativo se a criança tem mais de 30 dias de vida
Dosagem de TSH                             2,20                                               < 6,0

Esses foram os resultados do teste do pezinho da minha pequena.
Alem de todos estes cuidados devemos lembrar que o único alimento que o bebê precisa é o Leite materno.
É importante todo mês você ou o pediatra verificar o desenvolvimento do bebê com estímulos, aqui vai alguns estímulos para o primeiro mês:
* Postura: barriga para cima, pernas e braços fletidos, cabeça lateralizada. - deixe a criança em superfície plana, de costas; observe se seus braços e pernas ficam flexionados e sua cabeça lateralizada.
*Observa um rosto - Posicione seu rosto a aproximadamente 30 cm acima do rosto da criança e observe se olha pra você de forma evidente.
*Reage ao som - Bata palma ou balance um chocalho a cerca de 30 cm de cada orelha da criança e observe se ela reage com movimentos nos olhos ou mudança da expressão facial.
*Eleva a cabeça - Posicione a criança de bruços e observe se ela levanta a cabeça, levantando o queixo da superfície, sem virar-se para um dos lados.


quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Os cuidados com o bebê nos primeiros dias de vida

Mamães, eu sei que como eu muitas de vocês tinham um certo medo de como cuidar dos pequenos depois que eles saem da maternidade, sei também que muitas de vocês moram longe de familiares e acabam ficando sozinha com suas duvidas, então eu pesquisei muito quando a Estellinha nasceu, e vou passar algumas dicas pra vocês.
1- Vamos começar preparando o ambiente em que este bebê vai ficar, a maior da preocupação das mamães que tem animais de estimação, é sobre como eles vão ficar apos o nascimento do bebê, era a minha também, o aconselhável por muitos pediatras é que você tenha o seu tempo com o bebê mas quando for ter contato com seu pet o bebê deve estar distante, não precisa banir o animalzinho. Outra ideia é dar uma roupinha do bebê pro cãozinho cheirar e quando os dois estiverem calmos apresenta-los, e pode deixar o cão lamber o pé do bebê, o maior problema de quem tem cão, é o ciume que eles tem, mas não o deixe de lado e nem permita que ele esteja nos ambientes em que seu bebê vai estar. E quem tem gato também tem que estar atentos, por que os gatos não tem ciumes, mas tendem a querer subir nos berços, uma dica é o mosqueteiro com elástico. E lembrem-se, mantenham seus pets sempre vacinados.
2- Outro cuidado importantíssimo é com relação a quedas, por mais pequeno que seu bebe seja, evite deixar ele em cima de camas, sofás e trocador sozinhos, eles em um pequeno movimento podem cair, se acaso isso acontecer, examine seu bebê e leve-o ao medico, muitos traumas podem ser evitados só com o simples cuidado de deixar o bebê sempre bem protegido e em locais seguros. A casos de paralisias permanentes por causa de tombos.
3- O bebê quando recém nascido precisa de tranquilidade, evite leva-lo a lugares agitados.
Tem muitas mamães que relatam o problema de que o bebê troca a noite pelo dia, uma solução simples é acostumar o bebê durante o dia com movimento, agitação, claridade, e a noite coloca-lo e um ambiente mais tranquilo, escuro e calmo.
4- O bebê tem seu olfato muito sensível, então evite usar perfumes fortes perto dele, evite produtos de limpeza com odor, perfume e etc, outra coisa que deve ser evitada é a fumaça do cigarro, faz muito mal ao bebê, e mamãe, não tenha vergonha de falar para as pessoas, é a segurança do seu bebê que esta em risco.

CUIDADOS COM O UMBIGO:

1- para limpar a região do umbigo use só álcool 70% e gaze.
2- Não coloque faixas, moedas ou qualquer outro objeto ou substancia sobre o umbigo
3- A presença de secreção amarelada, com mau cheiro, purulenta no umbigo, ou de vermelhidão ao seu redor sugere infecção. Neste caso deve ser vista imediatamente por um profissional da saúde.
4- O coto do umbigo costuma cair até o final da segunda semana de vida. O da Estella caiu com 7 dias.
5- Em toda troca esterilize o umbigo com gaze e álcool 70%, ao redor do coto.

OUTROS CUIDADOS:

1- Observe a pele do bebê. A presença da cor amarelada significa icterícia (amarelão). Quando ela aparece dentro das primeiras 24 hs de vida, quando o tom amarelado se torna intenso, quando se espalha por todo o corpo atingindo pernas e braços ou quando dura mais de duas semana, é preciso que seu bebê seja avaliado por um pediatra.
2- Observe a cor das fezes do bebê. As fezes dos primeiros dias costumam ser escuras, ficando amareladas durante a primeira semana de vida. Podem também
ser liquidas e, ás vezes, esverdeadas. Se a criança esta bem, isso não é diarreia.
3- Para evitar assaduras, troque as fraldas sempre que estiverem molhadas ou sujas, e limpe o bebê com pano ou algodão umedecido. No hospital as enfermeiras me falaram que era pra trocar as fraldas de 3 em 3 horas, e a noite também, mas em casa eu trocava só quando estava suja e a noite eu não acordava ela nem pra mamar e nem pra trocar, e ela acabou se acostumando a dormir a noite toda, ela teve alergia a lenços umedecidos então usei o Higiapele da  Johnsons, e a loção higienizante da Davene (bebê vida).

A hora certa de ir ao hospital

Bom, como vocês sabem sou mamãe de primeira viagem e como muitas de vocês tinha muito receio com relação a hora certa de ir ao hospital, tinha medo de que doesse, de que tivesse que fazer parto cesárea, de passar da hora da pequena nascer, de acontecer alguma coisa com ela, etc...
Eu tive uma gestação muito tranquila, tomei o acido fólico e o sulfato ferroso,  fiz o pré natal, foram no total 7 consultas de rotina e duas internações, uma porque eu tive rotavírus e outra porque pensei que estava na hora, kkkkkkkkkkkk, mas não estava. Meu médico era muito atencioso, me tratou muito bem e foi firme nos momentos certos.
Eu engordei 23 Kg, mas mamães, isso foi muito errado, meu médico disse que para uma gravidez e um bebê saudável o correto e ganhar no máximo 9 Kg, eu me cuidei muito com relação a alimentação, mas não passei vontade de nada, e sem contar que eu inchei muito, passei a gravidez inteira usando só usando chinelo porque não entrava mais nada no meu pé.
Fiz varias caminhadas durante a gestação, até nos últimos dias, oque me ajudou muito na hora do parto.
As 2:00 da manhã do dia 22/07/2013 eu acordei com uma vontade imensa de ir ao banheiro e quando fui levantar ouvi um estalo, era minha bolsa que tinha estourado, mas saiu pouco liquido (tipo um leite azedo, coalhado), e as dores começaram de 30 em 30 minutos e logo apos de 10 em 10 minutos (que é o tempo recomendado para se ir ao hospital, (logico, se a sua gravidez foi tranquila) então fomos ao hospital, embora eu tenha tido um ótimo medico (e olha que tudo foi pelo SUS) ele não me ensinou as respirações e eu fiquei gritando o caminho todo (lembrando que eu moro a 56 Km do hospital) e mamães, se preparem, porque a vontade de urinar é imensa, eu cheguei ao hospital 4:30, fui direto para o centro obstétrico. Fiz pouca lavagem estomacal e olha não se assustem com o que falam por ai, é só um leve desconforto.
Depois de muito gritar e tal, me levaram pra sala de parto, porque minha mocinha estava saindo já e as 4:43 da manhã minha filha nasceu de parto normal, não é um bicho de sete cabelas meninas, a melhor coisa a fazer é ficar calma e fazer força, pode doer, mas depois que o bebê nasce você se esquece de tudo. Lembram que eu disse que engordar muito erra ruim, pois na hora do parto me deu pressão alta, a tal pre-eclampsia, mas as 10:00 do dia seguinte tudo estava normal.
Estella, ela nasceu no dia 22/07/2013 com 3.230 Kg, 49 Cm e perímetro cefálico de 35 cm, com 41 semanas de gestação. O papai dela foi o primeiro a vê-la e logo apos eu já amamentei com leite materno.
ficamos até o meio dia do dia 23/07 no hospital e ganhamos alta porque todos os exames dela deram normais (manobra de Ortolani, Teste do olho, do ouvido). Me recuperei em 7 dias.

Dores de parto: começaram entre as costas e o bumbum e vinham em sentido a barriga.
Sintomas: vontade intensa de urinar e rompimento da bolsa.
Dicas: caminhem bastante e façam todos os exames e o pré natal e tirem todas as suas duvidas com o medico, mesmo que seja pelo SUS, ele tem o dever de esclarecer todas suas duvidas.
É BOM LEMBRAR QUE TUDO VARIA MUITO DE MULHER PRA MULHER E O ATENDIMENTO PELO SUS FOI ÓTIMO, MAS VARIA TAMBÉM DE CIDADE PARA CIDADE, EU FUI ATENDIDA NO HOSPITAL HELIO ORTIZ DOS ANJOS DE CURITIBANOS. LEMBREM-SE DE IR CONHECER A MATERNIDADE ANTES.

DICAS OTIMAS PARA FAZER AS RESPIRAÇÕES:  http://brasil.babycenter.com/a700463/t%C3%A9cnicas-de-respira%C3%A7%C3%A3o-para-o-trabalho-de-parto)





Voltando com tudo

Oi meninas, fiquei um tempo sem vim aqui fazer post's pra vocês, mas sabem como é néh, a vida de mãe de primeira viagem não é fácil, mas agora minha mocinha está mais independente, então voltei com tudo. Mas não pensem que eu esqueci de vocês, eu anotei tudinho, desde o desenvolvimento até os estímulos que tentei com ela. Tudinho pra poder ajudar vocês.